5 atitudes para sua empresa sobreviver ao primeiro ano
O Brasil é um país de empreendedores. Pesquisas apontam o país como um dos locais em que mais surgem novas empresas. No entanto, muitas surgem sem planejamento e isso é um risco e, também, a razão que leva muitas delas a fecharem antes do primeiro ano de funcionamento porque os novos empresários não consideram os riscos.
Ao abrir uma empresa é preciso que o empreendedor conheça o terreno em que vai pisar. Sua empresa é de que segmento? Você conhece seus concorrentes? Qual sua expectativa para se consolidar? É fundamental planejar os passos da sua empresa. Mesmo que você conheça o assunto, ser um empreendedor envolve diversas questões, inclusive burocráticas. Você sabe quais?
- Obter uma autorização. Sim, você vai precisar de um alvará da prefeitura de sua cidade.
- Recolher os impostos.
- Fazer o registro.
Riscos de abrir uma empresa
Quando você decide abrir uma empresa, precisa levar várias coisas em consideração. Não basta a vontade de querer ser patrão. Ter uma empresa envolve muitas responsabilidades (e, muitas vezes, custos) que nem todos estão dispostos ou têm aptidão para assumir.
É trabalhoso ter sua própria empresa. Fazer com que ela sobreviva já no primeiro ano exige foco e dedicação. Sabe aquela história de “o olho do dono engorda o gado?” É isso. No primeiro ano é preciso acompanhar de perto para que o planejamento seja seguido à risca, mas, se for preciso, alterá-lo quando necessário.
Principais cuidados no primeiro ano da empresa
Mostraremos a seguir os principais cuidados que uma empresa deve tomar no seu primeiro ano:
- Finanças. Não espere ter lucro logo na estreia. São muitos custos e é normal ter dívidas, apenas administre. E, principalmente, tome cuidado para não misturar contas pessoais com as contas da empresa.
- É importante cuidar do marketing mesmo que a empresa seja só você. Ele é um pilar importante para o futuro da sua empresa. Marketing não é apenas propaganda. É uma série de ferramentas que vão ajudar no crescimento da sua empresa.
- Gestão. Tenha a tecnologia como aliada. Faça uso de ferramentas que podem ajudar na gestão administrativa e reduzir custos.
- Você trabalha com prestação de serviços e pode, sim, precisar contar com uma rede de fornecedores. Eles podem ajudar e muito no primeiro ano. Saiba com quem você pode contar.
- Já ouviu falar da máxima “ver e ser visto?” pois é….coloque sua empresa em visibilidade. Participe de feiras, seminários, distribua cartões, converse com as pessoas. Troque informações e dicas, mas faça uma via de mão dupla: quem sabe pode surgir uma parceria?
O primeiro ano de uma empresa é quando serão definidas as bases para o futuro dela, por isso, realizar um investimento para estabelecer essa estrutura é fundamental para trazer incríveis recompensas futuras.