Atitudes imperceptíveis que podem estar minando seu ambiente de trabalho
Ao pensar em ambiente de trabalho, logo vem à mente um local fechado, com pessoas interagindo de forma cortês, calmamente sentadas em seus postos. Essa idealização de um espaço tranquilo, quase monótono, deve ser desconstruída se deseja estabelecer de fato uma atmosfera aprazível.
Antes de tudo, um bom líder deve perceber a singularidade da companhia e de sua equipe de colaboradores para identificar e sanar quais atitudes estão impedindo a boa convivência. Logo, uma sala ruidosa e agitada, na qual os funcionários possuem boa relação interpessoal e elevados índices de produção, é preferível à simples calmaria aborrecida.
Táticas para a criação de um ambiente de trabalho saudável
Como já apontado, o primeiro passo é perceber as características de cada empresa para saber como lidar com possíveis conflitos que podem surgir. Essa é uma das principais funções do líder. Porém, algumas atitudes são prejudiciais em qualquer ambiente e, por isso, é preciso atentar-se para evitar que ocorram.
- O gestor omisso: A omissão é caracterizada pela inação, ou seja, não tomar uma atitude. Logo, ao perceber que a convivência entre funcionários não é satisfatória, por exemplo, é necessário traçar uma estratégia para alterá-la, como reuniões em grupo ou coleta de feedbacks individuais por parte dos empregados;
- O mau exemplo da equipe: Não é incomum a crítica aos líderes que não agem de acordo com os valores defendidos pela empresa. Um gerente que sempre chega atrasado, não poderá exigir comprometimento do seu grupo, o que implica que este deverá assumir uma postura exemplar para inspirar respeito e ordem no ambiente profissional;
- Falta de sensibilidade e ética: Comportamentos abusivos e antiéticos, mesmo que não intencionais, comprometem muito o ambiente de trabalho. Ao dar um feedback negativo, por exemplo, é recomendado fazê-lo isoladamente e não expor o funcionário, que poderá se sentir humilhado e ter quedas em seu rendimento.
Ser um líder ao invés de um chefe
O líder é aquele que conduz a equipe, escuta, incentiva a troca de ideias e orienta não apenas por meio de palavras, mas também com suas próprias atitudes. Por isso, elas devem ser refletidas e planejadas para estimular o crescimento da empresa, e consequentemente a evolução individual de cada funcionário.
Outras atitudes devem ser adotadas para gerar um ambiente de trabalho saudável como: transparência na comunicação com informações claras e diretas sobre os objetivos e decisões da empresa, o reconhecimento de talentos e ações positivas para estimulá-las e o trabalho em equipe, sempre ressaltando a importância de cada colaborador e suas possibilidades de crescimento.