Como agilizar a análise financeira da sua empresa?
Conduzir uma empresa com sucesso exige preparo e paciência de empreendedores, principalmente aqueles que estão no início de suas carreiras. Dirigir um empreendimento e fazê-lo crescer, especialmente em época de crise econômica, pode se tornar um verdadeiro desafio.
Por isso, este artigo foi elaborado para que você possa alcançar o equilíbrio financeiro de seu negócio por meio de uma análise financeira, podendo traçar metas e desenvolver estratégias de maneira realista e fazer crescer o seu empreendimento enquanto monitora seus resultados.
Analise financeira de uma empresa – Os pontos fundamentais a serem analisados em uma análise financeira profissional e eficaz
Uma vez que o empreendedor desenvolva uma análise financeira de sua empresa, alguns elementos precisam ser analisados sem falta, para assim apresentar o reflexo verdadeiro do progresso que seu empreendimento tem alcançado e quais falhas foram cometidas no decorrer do caminho.
Abaixo, separamos os pontos a serem tratados com máxima relevância por parte do profissional:
- Crescimento: é importante ter uma visão transparente do quanto à empresa tem crescido desde seu surgimento, e isso pode ser representado por uma análise completa do patrimônio líquido. Aumento de estruturas, locais para locação, volume de faturamento, máquinas, etc.
- Equilíbrio: a capacidade de geração de lucro de um negócio precisa ser analisada por várias perspectivas. Pode-se medi-la de diversas formas com diferentes medidores, como o faturamento periódico, lucro operacional, preço de vendas, margem de contribuição, entre outros.
- Indicadores: no mundo dos negócios, indicadores nada mais são que medidas de desempenho utilizadas para analisar o comportamento econômico de uma empresa. Índices de endividamento, rentabilidade, liquidez e de outras atividades são eficazes e oferecem uma imagem transparente da situação da empresa, seja boa ou ruim.
- Demonstrativo de resultado de exercício: Por meio desse recurso contábil, é possível observar diversas informações cruciais de uma empresa, como receita, impostos pagos, custos, gastos com funcionários e entre outros.
- Precificação: as precificações dos produtos devem fazer parte da análise, pois esse será o valor responsável por custear todo o processo e gerar o lucro depois. Os elementos levados em conta são embalagens, mão de obra, fretes, a qualidade dos produtos e concorrência.
Sistema de gestão – Opções a serem consideradas para realizar uma análise financeira
Para conseguir analisar o histórico financeiro de sua empresa, existem diversas opções viáveis, como a contratação de um escritório contábil profissional, com especialistas qualificados no assunto e softwares (pagos e gratuitos) que ajudam o empreendedor a elencar os pontos fundamentais e quantificar o lucro e as perdas.