Como construir um plano de Marketing Digital?
O planejamento de marketing digital é o planejamento das ações de marketing executadas no ambiente online de uma determinada empresa.
É uma etapa estratégica, que determina os objetivos a serem alcançados. Para um bom planejamento de marketing digital é preciso considerar características particulares de cada negócio, pesquisando e analisando os dados seguintes:
- Mercado;
- Público Alvo;
- Concorrência;
- Ambiente interno/externo da empresa;
- Aspectos das atividades desenvolvidas pela empresa;
Etapas para um planejamento de Marketing Digital
Montar um planejamento de marketing não é tão complicado como parece ser, porém ele deve sempre ser montado com a ajuda de profissionais da área. Vamos conhecer agora os pontos principais de um plano de marketing:
Pesquise – A pesquisa é o que aponta os rumos da sua comunicação. Ela determina os objetivos, as oportunidades de mercado, o público alvo e define metas.
Na pesquisa é que se descobrem informações sobre o público alvo e sua linguagem, identifica possíveis concorrências de mercado e se tem uma melhor percepção sobre o cenário de atuação da empresa.
Defina seu público alvo – É necessário definir o perfil do consumidor para que a comunicação tenha maior eficiência e seja construída em função dos interesses do público.
Após a definição do público é preciso definir a sua Persona – um consumidor imaginário que possui todas as características do grupo que deseja alcançar.
A criação da Persona direciona a linguagem da comunicação, permitindo o desenvolvimento de estratégias de marketing específicas, direcionadas de maneira correta ao público.
Construa um plano de ação – No plano de ação são definidos os canais e os conteúdos a serem trabalhados durante a campanha. Esse plano é construído de acordo com os objetivos, público alvo e análise da concorrência.
Durante esse processo são decididos quais conteúdos serão divulgados e de quais maneiras chegaram ao público.
Analise e Monitore as redes sociais – Cada rede social possui um tipo próprio de linguagem, entenda sua característica e defina uma estratégia para alcançar seu público através dela.
Diversifique os canais digitais, pense em diferentes plataformas, produza conteúdos que respeitem a linguagem de cada rede social.
É necessário monitorar os dados/resultados das redes sociais verificando:
- Número/origem dos visitantes;
- Quais produtos foram comprados;
- Número de cadastros;
- Custo de aquisição de clientes;
- O cálculo de retorno sobre o investimento.
Defina objetivos – Defina com clareza os objetivos desejados pela empresa, especificando o que espera alcançar com cada ação. É necessário que o planejamento seja focado, que existam metas de alcance e que os prazos sejam claramente estabelecidos.
Os objetivos precisam ser realistas, estarem alinhados com a comunicação entre empresa e públicos, considerando variáveis como economia, concorrência e ambiente da empresa.
Faça um Cronograma – O cronograma possibilita o controle da atualização e distribuição de conteúdo. Ele permite que os conteúdos sejam alinhados em termos de veiculação.
É preciso haver uma frequência estabelecida para a postagem de conteúdo, de modo que haja uma organização inteligente na comunicação, sempre considerando horários e períodos de alcance da mensagem.
O marketing Digital é constituído por um conjunto de ações, portanto deve ser planejado de maneira eficiente, para que todas as ações estejam alinhadas com os objetivos da empresa e alcance o público desejado.
Espero que esse material tenha trazido uma visão mais ampla do que pode ser feito no seu negócio!
Um grande abraço, Sucesso e Bons Negócios!
Mariana Chaim
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