Como usar a internet para a venda de serviços
Atualmente, a internet é uma das principais ferramentas para aqueles que querem alavancar as vendas do seu negócio ou até mesmo divulgar os seus serviços.
Em função disso, a internet se tornou um canal direto para os consumidores contratarem serviços e fazerem compras.
Para os empresários que buscam a internet como um novo meio de se ganhar dinheiro, saiba que existem particularidades, e é preciso estar atento a ela e a outros fatores para garantir o sucesso. Lembre-se que o principal objetivo é satisfazer o cliente!
Dicas para venda de serviços na internet
A seguir mostraremos dicas de como obter sucesso de vendas na internet:
- Antes de iniciar a venda on-line, entenda todo o processo que está por trás, pesquise cases de sucesso, sites que já estão no mercado há algum tempo e estude sobre todo o sistema;
- Conheça o seu público e o comportamento dele. Esse estudo pode ser feito por meio do Google Analytics ou, caso seu serviço seja oferecido pelo Facebook, você pode utilizar o Facebook Insights;
- Aproveite as redes sociais. Elas se tornaram um canal de aproximação com o consumidor;
- Invista em um profissional qualificado para desenvolver um bom plano de marketing de conteúdo. O conteúdo e a periodicidade das publicações, por exemplo, serão definidos de acordo com a consultoria desse profissional. Isso garante a interação do público que irá consumir o seu serviço;
- Utilize os recursos do Facebook para promover o seu serviço. Os anúncios pagos dessa rede social são bem convertidos e resultam em engajamento. No entanto, devem ser bem planejados e definidos para o público correto;
- Mantenha um canal de atendimento com o cliente. Já que não existe o contato direto, é primordial um espaço para o consumidor tirar suas dúvidas, fazer elogios ou até mesmo reclamações.
É necessária a criação de sites para as vendas?
Você pode utilizar sites específicos de venda, redes sociais ou criar um próprio para divulgar e vender o seu serviço. Caso opte pela criação de um, é necessário que ele esteja disponível com todos os recursos de um e-commerce.
Além disso, é fundamental que o site seja navegável e 100% funcional. Os sites lentos, com difícil entendimento e navegação são os principais problemas que fazem com que o consumidor desista de consumir o serviço.
A aparência e como será a organização das informações sobre a empresa e os serviços oferecidos também são requisitos importantes para a criação de um bom site de vendas.
Outro fator é a segurança. O site precisa ser seguro para que o cliente se sinta confortável em efetuar a compra utilizando seus dados pessoais.