Construindo um planejamento sólido – aprenda a interpretar os dados
A internet trouxe grandes mudanças para a relação e o comportamento das pessoas e, como não poderia deixar de ser, houve reflexo na forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Antes havia uma comunicação unilateral e atualmente existe uma grande interatividade.
Esse é apenas um dos motivos pelos quais as empresas devem ter uma estratégia voltada para mídias sociais.
O planejamento de mídias sociais faz parte da estratégia de marketing e inclui a criação, produção e também a divulgação de um conteúdo que seja interessante e estimule a interatividade com o público-alvo.
Planejamento de mídias sociais
Não basta estar nas mídias sociais. Ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram não garante nada para sua empresa. É preciso saber o que você vai fazer lá, como sua marca (ou empresa) pode tirar proveito dessa vitrine e como despertar a atenção do seu cliente/consumidor. Chamar a atenção nas redes sociais pede um planejamento de marketing.
Qual seu objetivo? Como você pretende atingi-lo? Que impressão você quer deixar? Uma ferramenta eficiente para atingir seu objetivo e deixar sua marca é o conteúdo. A criação de conteúdo relevante deve levar em conta fatores como:
- Você vai usar blog, vídeo, webinars? Ou todos os formatos?
- Você vai oferecer conteúdo específico para download, como e-book?
- Vai promover a interatividade enviando mensagens?
É importante definir tudo isso porque a estratégia estará baseada nessas opções.
Tenha uma estratégia de marketing
É oportuno também saber quem é seu público na rede social. Quem são as pessoas que usam seu produto? Elas estão nas redes sociais? Onde elas estão e qual a idade? Esse conhecimento é muito útil porque você vai se relacionar com esse público de maneira mais direta. Outra questão: você conhece seu concorrente? Ele tem um plano de marketing?
Outro item essencial e que faz parte da estratégia de marketing é o visual da sua empresa. Seus perfis nas redes sociais devem ter o visual da sua marca para que as pessoas possam identificá-la. Faça isso de maneira efetiva para que, ao compartilharem suas mensagens, as pessoas compartilhem também a sua identidade.
E, por último, mas igualmente importante é mensurar os resultados do trabalho feito. Como? Esteja ativo em grupos e comunidades que sejam próximos do tema da sua empresa. Assim você poderá acompanhar oportunidades. Isso é fundamental e vai exigir tempo e dedicação da sua parte.
Por isso, é importante contar com um profissional que seja capacitado para montar a estratégia para você e também fazer o monitoramento.