E-mail marketing – como utilizá-lo para vender serviços
Com o crescimento das redes sociais, muitos estudiosos decretaram a morte do e-mail. Sem dúvida, é impossível negar que ele perdeu força, mas morto ele não está. Longe disso. Pode não ser a ferramenta preferida dos Millenials, porém, quando o assunto é venda de serviço e relacionamento com o consumidor, ele se torna uma boa opção.
O mundo digital fez com que a comunicação (como um todo) se adaptasse ao surgimento de novas tecnologias. A publicidade chegou à web e, assim como ela, o marketing. No início, o chamado e-mail marketing era sinônimo de spams e invasão de privacidade. Mas isso mudou.
O que é e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma de comunicação entre a empresa/marca com seus atuais e potenciais consumidores via e-mail. Digamos que seja uma evolução da mala direta (alguém lembra?) que recebíamos pelo correio.
Explicando mais em detalhe: ao fazer uma compra ou se interessar por um produto, o consumidor se cadastra no site e passa a receber no e-mail ofertas, promoções, informações sobre lançamentos de novos produtos etc.
As ferramentas de automação de marketing facilitaram tanto o envio quanto a montagem das ações de e-mail marketing. Com a restrição da utilização do e-mail, que hoje é bem mais seletiva, as campanhas de e-mail marketing passaram a ser mais precisas e pessoais.
Como montar uma campanha de e-mail marketing
Empresas de análise do comportamento do consumidor e de hábitos na web revelam números que justificam o investimento em e-mail marketing. De acordo com a Forrester Research, e-mails são a principal fonte de geração de leads (visitas) para sites.
Uma boa ação de e-mail marketing começa com uma lista de e-mails bem elaborada. Esse valioso banco de dados das empresas é um verdadeiro tesouro, que deve ser administrado e abastecido com muito carinho. Fique atento a estas dicas:
- Evite comprar listas de e-mails.
- Opte por pessoas que se cadastraram ou já manifestaram desejo de saber sobre sua empresa ou produto.
Capriche no conteúdo, lembrando que a abertura de e-mails em smartphones aumentou exponencialmente. Nada de imagens pesadas, textos longos e de difícil leitura. Pense em formatos que possam ser lidos de maneira rápida.
Para o envio, escolha uma ferramenta que ofereça recursos que garantam a chegada de sua mensagem à caixa de entrada do consumidor.