Expansão interna – de micro para macro
Um dia você faz aquela análise sincera dos números da sua empresa e se descobre naquela encruzilhada: ficar onde está ou avançar? Sim, você tem condições de crescer, deixar de ser micro. Claro que as dúvidas são muitas: “será que dou conta?”; “Tenho pernas para expandir mantendo a qualidade?”.
Se você fez a lição de casa: analisou o mercado, planejou e tem em mente que o retorno só vem a longo prazo e tem verba pra isso, por que não? Por outro lado, é preciso ponderar e fazer uma análise justa para decidir pela expansão da empresa. Maneiras de expansão:
- Ter uma filial.
- Abrir franquias
- Diversificar produtos e serviços
- Ampliar maneiras de vender
- Associação por fusão ou compra de outra empresa
Como expandir meu negócio
Ao decidir pela expansão, é preciso ter em mente que essa atitude não pode comprometer o projeto da empresa, a sua razão de existir. Por isso, é bom fazer um levantamento de custos, previsão de receitas e, claro, saber se existe espaço no mercado para absorver a sua expansão. Isso é fundamental.
Como saber se é chegada a hora de alçar voos maiores
Não é apenas por que sua empresa está com bom desempenho que você deve decidir se é chegada a hora de expandir. O primeiro pensamento que vem à mente pode ser o aumento da lucratividade. Mas isso não é tão simples assim. Antes de expandir é preciso olhar alguns detalhes para ter certeza que é chegada a hora de crescer.
Um fator importante é: seu processo de produção é rentável? A empresa superou as dificuldades – inclusive de gestão e os altos e baixos de mercado – e as contas estão no azul? Então, talvez esse seja um bom momento para que você possa, sim, começar a planejar uma expansão bem estruturada da empresa.
Você deve ser sincero e criterioso nessa análise porque, ao decidir pela expansão da empresa, deve lembrar que vai precisar de tempo e dinheiro. Lembra do começo quando decidiu montar a empresa? Está disposto a passar por um processo semelhante? Planejamento, investimento, análise. É preciso estar seguro da direção que você vai seguir.
Contar com uma equipe – ou ferramentas de tecnologia – para dar suporte na gestão. Você não pode abrir mão de contar com uma equipe que possa ajudá-lo ou, dependendo do seu ramo de atuação, com softwares que vão contribuir com seu planejamento e custo.