Fidelização: O novo norte do comércio
Se você atua com comércio ou prestação de serviços sabe como é bom poder contar com clientes fiéis. Mas, como estabelecer essa relação de fidelidade? Conquistar clientes é difícil, mas mantê-los por perto também é uma arte.
Ao procurar o cliente para oferecer o produto ou serviço, é preciso cuidado, pois esse é o primeiro contato e, como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. A primeira abordagem pode definir não só o futuro, como o prazo de validade desse relacionamento.
É importante estar próximo de seu cliente. Isso significa atendê-lo quando ele precisa – ou até antes – e isso só é possível se você o conhecer bem. Ele gosta de ser reconhecido. Assim você poderá surpreendê-lo e conquistá-lo.
Você deve lembrar que o processo de fidelização deve ser pensado como um investimento para que a empresa conquiste espaço no mercado. As pessoas gostam de facilidade. Se você oferecer serviços que tornem a vida delas mais fácil, poderá conquistá-las.
Quando isso acontece, você ganha clientes que, além de fiéis, vão indicar seu trabalho para outras pessoas. Para que isso aconteça, você deve tomar atitudes proativas e determinadas. Se você conhecer os clientes, terá sucesso nessa empreitada.
Como fidelizar clientes?
Use a tecnologia como aliada para se fazer presente na vida de seus clientes. Quem não gosta de receber uma felicitação de aniversário, por exemplo? Ou, ainda, ser lembrado sobre o vencimento de uma fatura? Porém, cuidado para não se tornar inconveniente.
Algumas atitudes que encantam os clientes:
- Apresente seu produto como um facilitador;
- Faça contato por WhatsApp, não para vender, mas para valorizar seu atendimento. Se você vendeu algo, pergunte se ele está satisfeito, se precisa de apoio;
- Inspire confiança. Seja a referência do seu cliente, cumpra sua palavra e ofereça mais que produtos para ele.
Mãos à obra
Todo relacionamento pede cuidado e isso, claro, dá trabalho. Como criar um relacionamento com seu cliente, sem ser invasivo? Crie uma estratégia para isso. A primeira atitude é conhecer o cliente. Pergunte se ele aceita receber mensagens, por exemplo.
Outro fator importante é monitorar a satisfação do seu cliente. É preciso cuidar. Se você vendeu algo, entre em contato, veja se ele está satisfeito, se existe alguma coisa que você pode fazer para melhorar a experiência da compra.
Esteja sempre atento. Se o seu cliente expressar alguma insatisfação, tente corrigir as eventuais falhas. Lembre-se de que você está cuidando de um relacionamento que pretende que seja duradouro.