Muito além do desconto: fidelizar é fundamental
É comum encontrar ações de marketing que focam apenas na venda e ponto final. No entanto, para o crescimento de uma empresa e obtenção de lucros crescentes, é necessário não apenas que o consumidor compre, mas sim que ele compre sempre, que se torne um cliente fiel. Dessa forma é possível assegurar a entrada constante de capital na empresa.
Vale lembrar que a fidelização implica na presença e, principalmente, na permanência de uma empresa no mercado, isto é, uma companhia que angaria clientes e aumenta as vendas quando promove campanhas e descontos, porém não consegue mantê-los ao longo do tempo, está sempre sujeita a altos e baixos e pode não permanecer longamente em sua área de atuação.
Estratégias para fidelizar clientes
Cada empresa possui um perfil específico que deve ser estudado e delineado antes da aplicação de estratégias que visem fidelizar os clientes, porém algumas dicas são úteis para qualquer segmento de negócio, especialmente para aquelas empresas ligadas ao manejo e tratamento do público consumidor e à manutenção de seus interesses.
- Conhecer o cliente: saber quem é o seu cliente é essencial para elaborar estratégias de fidelização realmente efetivas. Logo, é preciso identificar não apenas características demográficas (gênero, local onde vive, classe a que pertence), mas também os costumes e modos de vida (locais que frequenta, páginas que acessa em redes sociais, hábitos de compra, etc.);
- Atender às reclamações: já foi demonstrado que clientes que têm suas reclamações atendidas pelas empresas, de modo geral, voltam a comprar. Logo, uma reclamação não deve ser vista como algo negativo, mas sim como uma oportunidade de conquistar para sempre um cliente;
- Atendimento: o atendimento é um dos fatores determinantes para que um cliente volte a comprar na sua loja, mais ainda do que o preço, que pode fazer com que ele compre uma vez e nunca mais volte. Mesmo os sites devem ser construídos de forma a estabelecer uma comunicação direta com cada consumidor;
- Satisfação dos clientes: clientes satisfeitos são aqueles que encontram o que precisam no momento em que precisam, por isso, é extremamente válido reconhecer as necessidades de cada pessoa e buscar atendê-las. Para tanto, pesquisas de satisfação e enquetes são ótimas ferramentas.
Comunicação direta e objetiva
Um bom site, com conteúdos interessantes, também é essencial para chamar a atenção dos clientes e aumentar o número de acessos. Além disso, é preciso otimizar as páginas para que elas carreguem com velocidade em celulares e smartphones, uma vez que cerca de 40% dos internautas se utilizam desses instrumentos para navegar na rede.