O calcanhar de Aquiles do Marketing Digital – Investir no público-alvo errado
Você decidiu empreender. Abriu uma empresa, tomou todos os cuidados burocráticos e financeiros para colocar a empresa em execução. Definiu atuação, fez o planejamento financeiro, definiu ponto – se for comércio –, agora é trabalhar. Para quem?
Sim, você é o dono, mas tem um outro tipo de chefe. Quem é ele? O que ele quer? Ora, ele é seu cliente, o público-alvo, a razão de existir da sua empresa. Você sabe quem é ele? Do que ele gosta e o que espera da sua empresa? E você sabe como encantá-lo?
Um dos princípios da comunicação é saber com quem você vai falar. Ao conhecer seu interlocutor consegue estabelecer uma relação mais próxima e assertiva na transmissão da mensagem. O mesmo raciocínio vale quando o assunto é empresa: é importante conhecer o público-alvo.
O público-alvo de uma empresa são os clientes com quem a empresa quer falar, para quem quer vender ou prestar serviço. Nesse sentido, é importante – vital – para a sobrevivência de uma empresa que ela saiba quem é seu público-alvo. Querer atender a todos, é o mesmo que não atender a ninguém.
Público-alvo de uma empresa
Como definir o público-alvo? A primeira medida é fazer uma pesquisa para estabelecer com quem você vai se relacionar. Se você vende roupas esportivas, seu foco são pessoas que frequentam academias, por exemplo, e não frequentadores de bibliotecas.
Ao fazer uma pesquisa você pode levantar diversas informações do público-alvo como:
- hábitos de compra
- idade dos clientes
- onde moram
- quanto ganham
- com que frequência comprariam seu produto ou serviço
- o que esperam de produtos (ou serviços) como o seu
Com essas informações na mão você pode estabelecer estratégias certeiras para falar diretamente com o seu público-alvo. Além disso, com esses dados, você pode decidir a forma como falar com seu público-alvo. Lembra a história da comunicação?
Quando você conhece bem o seu público, passa a saber as necessidades dele e pode propor soluções. Ele vai ficar tão encantado que vai virar seu cliente!
Levantamento de informações
Para levantar informações do seu público, a pesquisa que você deve fazer é simples e pode ser colocada, por exemplo, em seu site, ou ainda, ser enviada por e-mail, convidando as pessoas a respondê-la. O melhor – para facilitar seu trabalho – é que as perguntas sejam de múltipla escolha.
Faça questionários simples que as pessoas não se sintam incomodadas em responder. Lembre-se de que as respostas vão fornecer subsídios para você definir a comunicação da sua empresa e até sua identidade.