O comércio brasileiro está preparado para o marketing digital?
O comércio é uma das atividades econômicas mais antigas do mundo e a forma como ele é praticado mudou muito. Hoje há o comércio eletrônico através do qual o consumidor pode efetuar suas compras de qualquer lugar. Ou seja, há algumas décadas as lojas do mesmo bairro eram concorrentes; hoje, lojas do mundo inteiro são concorrentes.
Essa é uma situação que exige dos comerciantes uma estratégia de atuação cada vez mais competitiva e assertiva. Qual a diferença entre o comerciante de hoje e os de antigamente, que anotavam os dados dos clientes na caderneta? Talvez os de antigamente, por terem uma proximidade maior, conhecessem mais as necessidades de seus clientes. É isso o que os comerciantes atuais devem fazer também: conhecer melhor as necessidades de cada cliente.
Comércio e marketing
Os comerciantes atuais têm à disposição uma gama maior de ferramentas que podem colocá-los em contato com os clientes. Uma dessas ferramentas é o marketing digital. Muito se engana quem pensa que marketing digital serve apenas para comércio eletrônico. Não é verdade. Comércio e marketing andam de mãos dadas e, se bem usados, podem render bons resultados.
Uma estratégia de marketing digital bem elaborada pode aproximar o comerciante do cliente. Isso porque ele vai oferecer as soluções (produtos e serviços) de que o consumidor precisa. Uma boa estratégia para marketing digital deve contemplar:
- Redes sociais. É uma forma de você ampliar a interatividade com seus clientes e também com aqueles que podem vir a ser seus clientes.
- Ter um site atrativo para seus clientes, que tenha um bom conteúdo e que forneça as respostas procuradas por eles.
- Trabalhar com e-mail marketing, avisando os clientes sobre promoções e novidades.
Alinhando estratégias
O marketing digital permite que você tenha uma estratégia ampla ou restrita. Você pode ter ações específicas dentro de um canal e assim ter maior proximidade com seus clientes. O mais importante é que você apareça como a melhor alternativa para eles.
Outra possibilidade que o marketing digital propõe é trabalhar com datas comemorativas – ou sazonais – de maneira bem criativa, não apenas fazendo promoções. Você pode criar campanhas mais interativas, por exemplo.
Nada impede que na época de Natal, o cliente que efetuar alguma compra em sua loja tenha a foto publicada no site ou, ainda, o cliente que compartilhar nas redes sociais que esteve na sua loja, participe de um sorteio, por exemplo. O marketing digital possibilita uma infinidade de ações em que é possível alinhar o seu interesse ao do cliente.