Porque devo fazer uma análise das Mídias Sociais dos meus Concorrentes?
O marketing nas redes sociais cresce a cada dia, em grande parte por causa do aumento da popularidade das mídias sociais para empresas. Os usuários de redes sociais procuram ficar ainda mais próximos das suas marcas favoritas.
Manter um controle e analisar as nossas próprias contas já pode parecer como trabalho suficiente para crescer numa rede social, mas existe ainda outras atitudes necessárias para alcançarmos o sucesso nessa estratégia de marketing nas redes sociais.
Analisar as mídias sociais dos seus concorrentes é uma parte importante da gestão de redes sociais, deixando claro que essa analise não é para copiar os conteúdos dos seus concorrentes, mas sim entender como anda a comunicação do mercado como um todo.
Como analisar as Mídias Sociais dos Concorrentes?
Analisar os concorrentes é comum no mercado físico, sempre quando começamos um negócio analisamos o estado da nossa concorrência para termos uma ideia do estado do nosso nicho, no mundo digital, as coisas funcionam assim também.
A primeira forma de conseguir informações sobre as redes sociais dos seus concorrentes é também a mais simples: acompanhe as postagens. Assim você pode ter uma ideia da linguagem escolhida e da periodicidade das postagens.
Mas só isso não basta, existem sites e programas que permitem que você tenha acesso a dados mais profundos sobre as páginas dos seus concorrentes, como o Twitter Counter e Fan Page Karma.
Escolha os dados Relevantes para Analisar
Se não conhecermos muito bem as dinâmicas das redes sociais, dados que não possuem muita relevância podem ser priorizado, porém sem necessidade, tal como o número de seguidores de uma página, que apesar de importante não nos diz muita coisa.
Claro que analisar o número de seguidores de seus concorrentes pode resultar em informações importantes, uma queda acentuada nesse número pode indicar que as coisas não vão muito bem, por exemplo.
Vamos observar agora alguns dados que sozinhos dizem muitas coisas sobre o estado das mídias sociais de seus concorrentes:
- Conteúdo
Esse é um dos pilares do marketing digital, analisar o conteúdo das postagens dos seus concorrentes pode lhe dar uma ideia de qual caminho seguir e quais erros devem se evitar.
Dentre as informações relevantes sobre o conteúdo estão as reações do público, a linguagem, o assunto e o engajamento sobre cada post específico.
- Frequência dos posts
Analisar a frequência de postagem dos seus concorrentes permite a você ter o conhecimento sobre se o mesmo atinge ou não as expectativas do público alvo, uma vez que um público cativo se torna muito exigente.
Ter informação sobre os horários e dias de postagens ajuda você a programar melhor as suas próximas postagens.
- Engajamento
Essa talvez seja a informação mais importante sobre as redes sociais como um todo. O engajamento nos diz como as pessoas estão reagindo as postagens, a quantidade de likes e reações, o que estão falando sobre a página e consequentemente sobre a marca.
Essas informações são preciosas para descobrimos o quanto as pessoas estão identificadas com essa marca nas mídias sociais.
Vale a pena lembrar que a análise desses números não quer dizer que você deva copiar os conteúdos dos seus concorrentes, muito pelo contrario, isso jamais deve ser feito.
A análise das mídias sociais dos seus concorrentes deve funcionar como uma guia sobre o que funciona e o que não, para que sua empresa possa seguir o melhor caminho no marketing digital.
Um Plano de Ação deve ser feito internamente, Planejamento é tudo e na maioria dos casos as ações devem ser diferentes para as diferentes mídias.
Sucesso e Bons Negócios!
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