Sustentabilidade – o novo lema do mercado
A sustentabilidade é uma ação que vem ganhando cada dia mais importância no mundo dos negócios e é, com certeza, o novo lema no mundo corporativo devido às grandes transformações negativas no meio ambiente, o esgotamento de recursos naturais e, eventualmente, ao despertar da consciência ambiental da sociedade.
O termo é usado para definir ações e atividades que visam suprir todas as necessidades humanas, sem comprometer o meio ambiente para as futuras gerações. Está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico usando recursos naturais de forma responsável para evitar um futuro esgotamento das fontes (florestas, matas, rios, lagos, oceanos). O que se dá por desenvolvimento sustentável.
A consciência de que é preciso conciliar progresso com conservação ambiental e ações sociais é a nova visão das grandes corporações e também do governo que vem incentivando, com redução de impostos e outras facilidades, empresas e indústrias a adotar tais práticas sustentáveis.
A sustentabilidade enfim é uma forma de empresas reduzirem custos, ganharem vantagens lucrativas do governo, confiança de seus consumidores, torna-las mais competitiva no mercado e, é claro, colaborar com o meio ambiente. Essa é a nova atitude das corporações no mundo todo e também no Brasil, o país que detém a maior biodiversidade do planeta.
Empresas sustentáveis no Brasil
Podemos citar como exemplos de empresas sustentáveis no Brasil, a Natura, empresa de cosméticos comprometida com a sustentabilidade desde sua criação em 1969 que fabrica cosméticos com matérias-primas vindas de fontes renováveis que tem seu cultivo, extração e processamento feitos dentro das regras de sustentabilidade.
Outro exemplo é a Bunge, uma gigante do agronegócio brasileiro. Ela vem conquistando cada vez mais credibilidade com suas ações sustentáveis, ela diminuiu seus resíduos e vem gerando energia de maneira limpa, por meio da queima do bagaço da cana-de-açúcar. Todas as suas atitudes resultaram no prêmio de Empresa mais sustentável do Agronegócio, oferecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
Atitudes sustentáveis
Empresas de pequeno porte que não dispõem de verba para investir, podem iniciar suas ações simplesmente estimulando a conscientização e mudanças de hábitos e comportamento de seus funcionários. Também, é possível incentivar a otimização do uso de recursos com a redução de desperdícios, como, controle do uso de papel, uso de energia, gerenciamento dos resíduos e apoio a projetos de reciclagem, estímulo ao uso colaborativo de veículos, entre várias outras.
Já empresas de grande porte podem criar seu próprio sistema de gestão sustentável, incorporando projetos e controles mais sofisticados, como políticas de compra sustentável, apoiar ONGs e entidades representativas da sociedade. Começar um monitoramento de suas emissões de carbono e definir estratégias para a redução e neutralização destas emissões. Capacitar seus funcionários e delegar responsabilidades para propagar a cultura da sustentabilidade para todos.
È muito importante trazer essa consciência para o nosso dia-a-dia!
Um grande abraço!
Mariana Chaim