Você sabe como definir seu público-alvo?
A definição do público-alvo é essencial para estabelecer e elaborar estratégias que visem atingi-lo, uma vez que o direcionamento incorreto dessas resultará no seu fracasso. Como diz o velho e sábio ditado popular: para encontrar algo é preciso, antes, saber o que se está procurando e, nesse caso, consumidores potenciais para os produtos ou serviços.
Ademais, saber quem é o seu público-alvo é fundamental para promover melhoras nos produtos oferecidos pela empresa de forma mais eficiente. Cada segmento possui expectativas e necessidades específicas que devem ser atendidas para que não haja uma queda ou mesmo total desinteresse dos clientes ao longo do tempo.
Dicas sobre a definição do público-alvo e como fazer pesquisa de mercado
O primeiro passo para definir o público-alvo é conhecer a fundo o produto/serviço oferecido pela empresa. É preciso ter em mente que o produto em si já pressupõe um consumidor potencial, logo, ao conhecê-lo, é possível identificar para quem ele é direcionado.
- Produto: Sua função e preço são alguns elementos que podem auxiliar na definição do público-alvo quando olhado, primeiramente, pelo viés do produto/serviço. É possível, por exemplo, determinar se ele é voltado ao cliente final ou a outras empresas e, assim, adotar estratégias de Marketing comum ou B2B;
- Público consumidor: Pode ser definido a partir de características comportamentais e demográficas. Enquanto essa se refere a informações como local onde mora, renda mensal, gênero e idade, a segunda deve investigar os locais frequentados por esse público, o que ele compra, quais sites ou redes sociais visita etc.;
- Mercado: A pesquisa de mercado é essencial para definir suas características, identificar as oportunidades, desafios e concorrentes da empresa. Isso pode ser feito de modo empírico, por meio da visita aos concorrentes, por exemplo, ou teórico, com ajuda de profissionais, consultores, pesquisas na internet e consulta de dados já publicados.
A importância da definição do target
Saber quem são os consumidores interessados nos produtos que uma empresa tem a oferecer é a essência do sucesso, afinal, as ações de marketing e incentivo serão voltadas ao público certo, resultando em mais chances de êxito.
Vale lembrar que, muitas vezes, quem consome determinado produto não é a mesma pessoa que o compra, o target. Portanto, refere-se a esse último que vai efetivamente, introduzir capital dentro da empresa.
Um exemplo prático são as fraldas. Quem as utilizam (os bebês) não é a mesma pessoa que as compram (mães e pais). Logo, as ações de marketing devem ser voltadas a esses últimos. Por fim, é importante estar sempre atento às necessidades desse público, para não apenas concretizar a venda imediata, mas também, fidelizá-lo.